Início das Aulas

Um novo semestre se iniciou neste dia 01 de março e a questão é como nos preparamos para este novo ciclo. O plano pedagógico da Faculdade de Farmácia está em andamento e o que se observa é exatamente uma evidência de transição. Qual a metodologia ideal? Aquela utilizada com os alunos que estão terminando o curso no modelo antigo, ou aquela que busca contemplar a construção conjunta do conhecimento e a metodologia da problematização? Ambos modelos têm seu valor e se justificam com o instante em que foram adotados. Anteriormente buscava-se uma formação básica em todas as disciplinas com uma aula centrada na exposição de conteúdos que eram “absorvidos” pelos alunos e estes tinham então de demonstrar em avaliações (normalmente escritas) a capacidade de apreensão que, infelizmente, estava longe de significar compreender, julgar ou raciocinar. Assim, os alunos eram “formados” em Farmácia e Bioquímica, mas necessariamente tinham uma especialização que representava o assunto com o qual mais se identificavam, pois era neste assunto específico que eles buscavam mais informações e se aprofundavam com leituras adicionais e estudos mais complexos.

A atualidade exige um proceder diferente, todos nós ouvimos e lemos diariamente sobre interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. O profissional que o mercado de trabalho exige hoje tem que necessariamente conhecer estas palavras e seu significado, isto representa uma nova postura social nas salas de aula dos cursos de graduação. Chegou o momento da busca do conhecimento pelos alunos e do papel de facilitador para o sucesso desta busca, por parte dos professores, cobranças serão inevitáveis e é saudável que elas aconteçam dentro dos limites do respeito e da consideração de todos os fatores que estão envolvidos em processos de transição. Portanto, precisamos de adaptação, diálogo e disposição para alcançar nosso objetivo maior, que é formar bons profissionais, mas acima de tudo, bons seres humanos.

Anúncios

Sobre chicoteixeira

Se você pensa ou procura alguém que gosta de estudar, jogar futebol e assistir quase todos os tipos de esportes, então você está no lugar certo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s