PSORÍASE É UMA DOENÇA AUTOIMUNE?

Pesquisando para responder melhor a este questionamento de uma das alunas da habilitação em Análises Clínicas, encontrei uma ótima revisão de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. Na revisão os autores fazem um apanhado histórico sobre a doença, mencionando sua presença em corpos mumificados do início da Era Cristã, assim como a confusão dos sintomas com aqueles relacionados à hanseníase.

O artigo, baseado em diversas referências utilizadas, continua, afirmando que a Psoríase é a doença mediada por resposta T dependente mais frequentemente diagnosticada no homem e uma das mais comuns doenças de cunho autoimune, com inflamação crônica da pele, lesões eritematosas com padrões variáveis e distribuídas pelo corpo, além de diversos fenótipos clínicos distintos.

No entanto, o artigo também afirma que a patogênese da doença permanece obscura. Fatores genéticos, ambientais e imunológicos estão envolvidos. Muitas evidências deste envolvimento do Sistema Imune na patogênese da Psoríase são sugeridas por diversos estudos. Como alguns exemplos, temos, o desenvolvimento da doença em indivíduos que receberam transplante de medula óssea de pacientes acometidos pela doença, assim como um melhor prognóstico nos pacientes diagnosticados com Psoríase e submetidos à ablação seguida por transplantes de medulas ósseas provenientes de indivíduos saudáveis (não diagnosticados com Psoríase), além da eficácia do tratamento com inibidores do TNF-a, ciclosporina e metotrexato.

O artigo é muito interessante não só pelos conhecimentos sobre a Psoríase, mas também faz um paralelo bastante atual sobre as relações da obesidade com respostas inflamatórias crônicas e o surgimento de doenças autoimunes como a Psoríase.

Dêem uma olhada…

Duarte GV, Follador I, Cavalheiro CM, Silva TS, Oliveira MF. Psoriasis and obesity: literature review and recommendations for management. An Bras Dermatol. 2010 Jun;85(3):355-60.

Anúncios

Sobre chicoteixeira

Se você pensa ou procura alguém que gosta de estudar, jogar futebol e assistir quase todos os tipos de esportes, então você está no lugar certo.
Esse post foi publicado em Hoje. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s